quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Tocar ☺


"para todos os seres humanos é fundamental o contato, o toque, a proximidade e a carícia. Falta-nos proximidade, contato; não trocamos carícia nem gostamos que toquem em nós. Quanto mais civilizados, mais assépticos, mais distantes e mais frios. Apenas palavras. Pouca mímica. Nenhum contato. Por isso foi tão fácil inventar robôs"



A pele, o maior órgão do corpo, até há pouco foi negligenciada. Ashley Montagu, um especialista americano em fisiologia e anatomia humana, se dedicou, por várias décadas, ao estudo de como a experiência tátil, ou sua ausência, afetaria o desenvolvimento do comportamento humano. A linguagem dos sentidos, na qual podemos ser todos socializados, é capaz de ampliar nossa valorização do outro e do mundo em que vivemos, e de aprofundar nossa compreensão em relação a eles.


Podemos imaginar o que quisermos, chegar atraves da mente em qualquer lugar, mas o que nos impede de tornarmos seres que vivem apenas em pensamentos e imaginações é o toque.

Por que nada substitui o toque de alguem, e é uma das coisas das quais sentimos mais falta. Até mesmo em relação a morte, porque podemos ver as pessoas que já se foram em fotografias e filmagens, escutar atraves de gravações, palavras, mas o que vai fazer realmente sentir falta é o abraço, o beijo, o aperto de mão!


"...O ser humano pode passar a vida toda cego, surdo e completamente desprovido dos sentidos do olfato e do paladar, mais não poderá sobreviver de modo algum sem as funções desempenhadas pela pele."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores